

Em meados dos anos 1990 a internet dá seus primeiros passos e desde lá vivenciamos transformações significativas na web. Da Web 1.0, que se caracterizou como uma web estática em que as pessoas apenas navegam e consumiam informações, para Web 2.0, que deu espaço a um novo formato, o da participação em que as pessoas fazem uso dela como plataforma para produção de conteúdos pessoais, além de todo o tipo de interação: Utilizando textos, vídeos, imagens e sons. Na Web 2.0 não apenas se consome e produz conteúdo, mas principalmente se compartilha conteúdo. Não entendeu? Vamos citar algumas das ferramentas participativas da plataforma da Web 2.0 que temos certeza que você não apenas conhece de ouvir, mas já fez uso dela: blogs, sites de veiculação de vídeos como o YouTube, aplicativos mobile, apresentações de slides, dentre vários outras mídias sociais – Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Instagram – que facilitam as publicações e compartilhamentos de conteúdos por qualquer pessoa.
Mas o que isso tem a ver com Assessoria de Imprensa?
Tem a ver porque a assessoria de imprensa aliada as Redes Sociais tendem, se bem planejadas e executadas, a fortalecer ainda mais uma marca e criar um relacionamento direito e humano com o público da empresa. Assim, se por um lado a Assessoria de Imprensa consegue emplacar o nome da organização nos veículos tradicionais de comunicação gerando mais visibilidade junto à mídia tradicional e sociedade, as Redes Sociais possibilitam marcar presença onde o público da empresa está e, consequentemente, conhecer melhor seus gostos e necessidades para aperfeiçoar produtos e serviços.
Essa junção da Assessoria de Imprensa com as Redes Sociais pode se dar na integração dos meios tradicionais de comunicação com as novas plataformas digitais.
Uma pode complementar a outra e, com uma variedade de meios sendo utilizados num plano de comunicação, a empresa colhe resultados mais efetivos, identifica claramente os pontos positivos e negativos da ação, reavalia as melhores estratégias para se aproximar do seu público e cria novas oportunidades de relacionamento tanto com a imprensa quanto com o cliente.
Os usuários da web cada vez mais usam o democrático ambiente das mídias sociais para exporem suas opiniões para suas redes de contato sobre as experiências que tiveram com os produtos e serviços e também se relacionam com a marca, participando ativamente da produção e melhoria de produtos e serviços. Por isso, agregar as mídias sociais aos serviços de assessoria de imprensa nos dias de hoje tem sido essencial para estreitar os laços da empresa com seu público criando uma conexão além da comercial, humana.
E, como muito se sabe, se os laços são fracos, logo uma parte, no caso o público, vai em busca de outro mais forte que lhe proporcione mais prazer e integração, ou seja, o produto e/ou serviço concorrente. Vai ficar dando mole e deixar sua empresa para trás no mercado, na mídia e nas redes? Pense!