

Giovanna Lara de Freitas, a amazona de Cubatão, faturou a prata por equipes na categoria Pré-Junior (1,30m), no Campeonato Sul Americano da Juventude – FEI Southamerican Championship, realizado na Sociedade Hípica Paulista.
O companheiro de Giovanna nessa importante competição mais uma vez foi o seu fiel escudeiro, QH Samur. A jovem subiu ao pódio juntamente com Laura Bosquirolli Tigre, Marcello Tadeu S. da Costa e Raphael Halaban, formando uma das equipes brasileiras. A disputa foi tão acirrada que equipe terminou a prova com a diferença de apenas três pontos dos campeões, também brasileiros. Isso significa menos de uma falta, que desconta 4 pontos.
As três últimas edições foram na Argentina, em 2013 e 2015, e no Chile, em 2014, onde Giovanna também se classificou em quarto lugar no geral individual. E, este ano, a competição mais importante do continente foi sediada pelo Brasil, que ao longo dos últimos anos se estabeleceu como favorito em todas as categorias.
A amazona de Cubatão foi a única atleta da Baixada Santista a participar dessa importante competição, que reuniu jovens de nove países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, EUA, Paraguai, Peru e Uruguai. “Estamos muito felizes com esse importante resultado. Giovanna treina o ano inteiro para o Sul-Americano. E o resultado disso foi o brilhante campeonato que ela fez, o que nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo”, afirma a o pai da atleta, Carlos Freitas.
No último dia de provas individuais, Giovanna e Samur garantiram a melhor marca da prova, ficando em primeiro lugar entre os conjuntos participantes. Na somatória, a cubatense conquistou o quarto lugar na classificação geral a 0,05 ponto do bronze.
Seu ótimo desempenho durante todos os dias de prova lhe renderam um reconhecimento valioso: foi eleita a atleta mais estilosa do campeonato. “Isso significa que ela foi reconhecida como a melhor atleta brasileira de sua categoria na competição mais importante do continente. Um grande orgulho, afinal essa premiação só é realizada nos Campeonatos Sul-Americanos, onde o atleta é avaliado e reconhecido pelo seu talento e seu estilo. Um prêmio muito especial!“, conta, orgulhosa, a mãe Adriana Lara de Freitas.”Após quase uma semana de provas entre os melhores da América do Sul, fico feliz quando saio de pista com a sensação de dever cumprido. Nem sempre o resultado é o topo do pódio porém como minha categoria é muito competitiva posso dizer que fechei meu Sul Americano com chave de ouro!”, afirma Giovanna.
Giovanna é patrocinada pela Bandeirantes Logística Integrada e recebe apoio da Prefeitura de Cubatão, JFF Inspection e Fitness&Fashion.