

O último final de semana foi um dos mais importantes da carreira de Giovanna Lara de Freitas, a jovem amazona de Cubatão, que tem apenas 16 anos. Ela e sua égua Evina conquistaram o Campeonato Brasileiro de Amazonas competindo na categoria agrupada de Amazonas Top, saltando 1,30m. Foi um campeonato cheio de charme, que reuniu 311 conjuntos apenas com amazonas, de todas as categorias.
O único campeonato nacional 100% feminino teve os percursos idealizados e assinados por uma mulher: a course designer e amazona olímpica Lucia Faria Alegria Simões.
Giovanna fez um campeonato impecável, com todas as pistas zeradas (portanto, sem faltas). A jovem cubatense ficou em segundo lugar no primeiro dia. No segundo dia eram classificadas todas as amazonas que zeravam as duas pistas idênticas da prova, restando assim, das 51 competidoras, somente 26 conjuntos para a final. No terceiro dia e final do campeonato, seis conjuntos mantiveram-se sem faltas, levando a decisão da principal categoria um emocionante desempate. Última em pista, a jovem amazona de Cubatão, montando Evina, partiu com confiança e sem faltas na incrível marca de 26s64, faturando o ouro no Campeonato mais charmoso do hipismo.
“Foi uma disputa muito acirrada porque não teve distinção de idade na prova de 1,30 m. Então, estavam disputando as melhores amazonas de todo o Brasil, dentre elas muitas profissionais”, explica o pai de Giovanna, Carlos Freitas.
A competição, realizada na Sociedade Hípica Paulista, reuniu também atletas na disputa do título individual, além da categoria Amazonas Top (principal categoria, na qual todas saltavam 1,30m), Amazonas (1,20m), Amazonas A (1,10m) e Amazonas B (1m).
“Essa conquista foi muito merecida , pois Giovanna esteve impecável em sua apresentação e estava na disputa do título com as melhores amazonas do país. Sem dúvidas foi a maior conquista de 2016 em que ela mostrou toda sua evolução ao longo deste ano”, conta, orgulhosa, a mãe Adriana Lara de Freitas.
Esse ano, Giovanna foi vice-campeã do Sul-Americano por equipes e 4º lugar no individual, além de ter sido eleita a atleta mais estilosa na sua categoria, a Pré-Júnior, durante a competição mais importante do continente.
A atleta é patrocinada pela Bandeirantes Logística Integrada e recebe apoio da Prefeitura de Cubatão, JFF Inspection e Fitness&Fashion.