

“Mesmo se eu estiver dentro de um ônibus…mesmo se eu estiver dentro de um táxi…mesmo se eu estiver dentro de um uber…ou até mesmo em cima de uma bike…usando sempre capacete…temos que obedecer às leis de trânsito..”
Esse é apenas um trecho de uma das musicas de Tite Franco. A educação musical, apesar de não ser disciplina obrigatória, vem se tornando, cada vez mais, uma importante aliada para ensinar lições importantes às crianças e também auxiliar no aprendizado da fala. Além disso,essa também é uma ótima forma de entretenimento, afinal, a criança aprende brincando.
Tite, bastante conhecido na noite santista com seu rock e pop, decidiu reinventar sua carreira. Há quase dois anos as canções infantis invadiram seu repertório de músicas próprias. Mas ele também faz adaptações de personagens atuais como A Galinha Pintadinha, sem esquecer as músicas já tradicionais. “Um exemplo é “Atirei o pau no gato”, que compus uma versão politicamente correta, ensinando a não machucar os animais”, explica.
Esse novo universo se abriu para Tite em 2013, ano em que a filha Cecília veio ao mundo. “A música é tudo na minha vida. Tudo o que eu sou, devo a ela. E o que eu serei também. Quero deixar uma marca mais intensa e, principalmente, que ela faça a diferença na vida de mais pessoas”, conta Tite. Cecília foi a musa inspiradora do cantor a criar letras com temas que vão desde o mosquito Aedes Aegypti até desperdício de água ou boas maneiras.
Toda essa experiência fez com que o repertório ampliasse. Hoje, já são 30 músicas, todas testadas e aprovadas pela criançada. “Transformo mensagens importantes numa linguagem musical. Primeiro, experimento em casa, com a minha filha. Quando ela já começa a repetir as letras na segunda vez que toco, invisto ainda mais na canção. Quando ela não liga, eu jogo fora e começo outra. Faço o mesmo com meus alunos”, explica.
Tite não é instrumentista, toca violão por hobby. E na simplicidade de suas músicas pode estar a chave da multiplicação das canções educativas. “Hoje em dia, muitos pais ou mães sabem tocar alguma coisa, nem que seja o básico no violão. Fiz composições musicais com formas fáceis de executar, sem arranjos complicados ou grandes produções. O objetivo é que eles possam reproduzir a música em casa e interagir com os filhos, sem precisar de partitura, reforçando as mensagens de conscientização e ajudando a fazer um mundo melhor”, finaliza.
A escola Pê com Pê foi a primeira a acreditar no projeto, em agosto de 2014. Tite hoje cuida de toda a parte musical da instituição. Há dois meses, o projeto Conchinha, com música ao vivo na Concha Acústica, atraiu dezenas de pais para que seus filhos se divertissem com a música do Tio Tite.
As 30 músicas vão ser transformadas em CDs. Mas, antes, os interessados podem assistir (ou contratar) shows do Tio Tite para festas infantis, projetos educativos, apresentações diversas. “Além de começar a divulgar esse trabalho, vamos levantar fundos para gravar os CDs”, explica.
O músico lembra que a maioria das crianças que ele ensina tem pais que o conhecem da noite santista. “Eles gostam dessa minha nova fase e percebem que a mensagem acerta em cheio seus filhos. Por isso, hoje invisto em ampliar o projeto, levando a música também para as creches municipais. Além da educação musical, quero produzir instrumentos com material reciclável, despertando a consciência ecológica nesse público”, afirma.
Link projeto Conchinha: https://www.facebook.com/escolapecompe/videos/1191439524210332/