

A obra de arte, que vai ser executada a muitas mãos, fica no principal cruzamento entre os eixos leste-oeste e norte-sul de Santos e foi idealizada pelo movimento cultural #Tâmusaê
O muro de 30 metros une os bairros do Boqueirão e Encruzilhada, acompanha a linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida Afonso Pena e vai receber uma pintura especial. Quem passar por ali vai ver uma obra de arte ser construída a muitas mãos. A artista plástica e muralista Simone Anjos vai coordenar a ação, juntamente com a ajuda de integrantes do movimento cultural de Educação Criativa e Economia Criativa #Tâmusaê e é o primeiro passo para chamar a atenção da cidade para o projeto de Laboratório de Impacto 4D, que foi idealizado pelo grupo e deve ser inaugurado nos próximos meses.
A pintura será finalizada no próximo final de semana, dias 6 e 7 de maio. Dezenas de empresários e voluntários da região, que são adeptos ao movimento #Tamusaê, já confirmaram presença.
Simone já participou de grandes projetos, como a pintura do muro do Centro de Treinamento do Santos F.C., assinada por Paulo Consentino (primeira e segunda versões), mas que contou com a colaboração de outros artistas plásticos. Ela também fez o muro interno do Instituto Neymar Jr, em Praia Grande, além de uma outra pintura enorme de um coração, que chama a atenção no Sesc Santos, entre outras.
“Eu acredito muito no trabalho coletivo, aquele que cada um tem uma contribuição e juntos formam um todo. Surgiu a oportunidade de fazer um mural em um local chave da cidade. Foi então que eu pensei que ele não precisava ser só meu. Então, desde o layout até o início da pintura, a obra foi concebida conjuntamente com muitos criativos”, conta Simone. Esses criativos são empresários, autônomos e artistas que participam do #Tâmusaê.
A artista estará presente em tempo integral, ensinando as técnicas para que todos os interessados possam ajudar na pintura. “Faremos os cortes dos moldes de stencil. Serão necessários dois finais de semana para a pintura. Aguardamos a participação de dezenas de voluntários envolvidos neste projeto incrível”, completa Simone.
Simultaneamente será gravado o primeiro clipe da primeira música oficial do Tâmusaê. A banda Djow Low, da dupla Danilo Gonzalez e Vitor Bueno, criou uma canção com o nome do projeto. O conteúdo é inspirado na sua filosofia. “Nós fizemos a letra e a música tendo como inspiração as premissas do projeto. Ela fala sobre o conceito de inovação e criatividade, que é o que domina esse mercado de educação e economia criativa”, afirma Danilo.
#Tâmusaê e Lab4D
O Laboratório de Inovação de Impacto 4D, idealizado pelo #Tâmusaê, será cultural, ambiental, social e financeiro. É um sonho de dezenas de pessoas, que investiram conhecimento e tempo em vários encontros durante o ano de 2016. Foram feitas pesquisas, visitas a projetos semelhantes, análises de modelos que já funcionam de forma semelhante outros locais do País e do mundo. Mais de cem empresários dos mais diversos segmentos se uniram para concretizar o sonho chamado #Tâmusaê, ativado por Santiago Carballo, designer de futuro.
“Entre as empresas e organizações mais inspiradoras que visitamos em São Paulo, estão o Impact Hub, o Estúdio Capanema, a Red Bull Station, o Projeto Âncora, o B_arco, o Instituto Filantropia e a Yunus Brasil. Mas, foram dezenas de exemplos, e ainda temos algumas visitas para fazer ainda este ano, como: Endeavor, Cubo, Echos, Creators House, Instituto Europeo di Design, Escola Britânica de Artes, Polifonia, Google Campus SP, etc. Certamente reuniremos o melhor de cada um para implantarmos Lab 4D”, garante Carballo.
Os empresários também participaram de workshops nacionais e internacionais para avaliar todas as tendências de mercado e ideias de futuro.
Outros processos, como a filosofia educacional que será adotada no Lab4D, os produtos (incluindo cursos e serviços que serão oferecidos presencialmente e online), campanhas de divulgação para patrocinadores e para usuários finais também estão em andamento.
Serviço:
Pintura do muro da Av. Afonso Pena, entre as ruas Oswaldo Cruz e Campos Melo.
Sábado e domingo, 6 e 7 de maio
A partir das 14 horas