

O consórcio é uma modalidade de investimento indicada para quando o objetivo do investidor é obter um retorno de médio ou longo prazo, uma vez que ele precisa ser contemplado para ter acesso a seu crédito. No entanto, além dos sorteios mensais, os consorciados podem ainda aumentar suas chances de contemplação ofertando lances.
Dependendo da categoria escolhida e da administradora selecionada, o cliente possui três opções de lance: embutido, fixo ou livre. No lance embutido, o cliente pode ofertar até 30% de seu próprio crédito. Já no fixo, todo mês o cliente pode dar um lance no valor de 40% sobre o total do crédito e concorrerá com outros consorciados que tenham ofertado na mesma categoria de lance. Já o lance livre, permite que o consorciado ofereça de uma parcela até o valor total de seu crédito.
“Cada tipo de lance é indicado para um perfil de cliente. Por isso, ter uma conversa com seu Corretor antes de decidir pelo produto é sempre a melhor opção. Ele irá orientar em qual desses três grupos a pessoa melhor se encaixa. Os lances poderão ser utilizados para reduzir o tempo de espera pelo crédito. E, ao escolher uma modalidade, esse cliente concorre apenas com outros consorciados que optaram pelo mesmo tipo de lance e não com o grupo todo, como acontece com o sorteio mensal tradicional”, explica Hermano Dreux, gerente da Porto Seguro Sucursal Litoral Paulista.
Entre novembro e dezembro, os trabalhadores brasileiros recebem o 13º salário, que corresponde ao mesmo valor mensal de sua remuneração. Com esse dinheiro, os consorciados podem realizar lances, aumentando as chances de conquistarem seu sonho mais rápido. Segundo dados da base da Porto Seguro Consórcio, nestes meses há um aumento de cerca de 34% na quantidade de lances ofertados nas categorias de automóvel e imóvel.
Para quem ainda não é consorciado, o 13º também é uma oportunidade. A modalidade é um tipo de investimento planejado tanto para aqueles que buscam adquirir o primeiro bem, como casa, terreno ou carro, quanto para quem deseja reformar ou construir, além de ser uma possibilidade de poupança programada, na qual, ao ser contemplado, o cliente tem a opção de deixar seu dinheiro render.
“Ao optar pelo consórcio, o cliente precisa saber o que deseja e em quanto tempo. É fundamental que ele saiba dos detalhes desse tipo de investimento para poder aproveitar os benefícios e atingir seus objetivos de acordo com o seu planejamento pessoal”, finaliza Dreux.