

No mês da mulher nada melhor do que falar sobre empreendedorismo por meio de mulheres que entendem tudo do assunto e são exemplos de sucesso na carreira.
A advogada e assessora de negócios para empresas, Glaucia Coutinho, dá algumas dicas valiosas para a mulher que sonha em realizar uma nova empreitada ou obter posição de destaque no mercado de trabalho. A especialista aconselha a empreendedora que pesquise e estude seu nicho de atuação para estar sempre por dentro das novidades e que faça parte de uma rede de apoio.
“Abuse da sororidade, que nada mais é do que mulheres que se ajudam e crescem juntas. No lugar de rivalidade e julgamentos, muita troca de experiências e apoio mútuo, parcerias e incentivo para prosperar. É um ganha-ganha incrível e valioso”.
Quando as mulheres obtém êxito no trabalho, elas se tornam um modelo para as demais, transformando a comunidade feminina à sua volta e contribuindo para o empoderamento do gênero.
Já Aline Brito, turismóloga com pós-graduação em Administração e gestora do Espaço Certo, explica que, para encantar mais consumidores e obter êxito nos negócios é preciso se colocar no lugar do cliente frente a um problema e tentar resolvê-lo a qualquer custo. E neste quesito as mulheres são experts, porque costumam ser mais resilientes, cuidadosas e atenciosas.
Um ponto chave segundo Aline, é a empreendedora se preocupar com os que estão ao seu redor. “Não existe experiência positiva do cliente, sem experiência do funcionário. Comece cuidando das pessoas que trabalham com você. Motivadas e respeitadas, elas entregarão algo bacana ao seu cliente.”
Outra dica de ouro para as empreendedoras é utilizar de estratégias de marketing corretas, a fim de divulgar seu trabalho de forma objetiva e clara por meio de um conteúdo relevante.
Camila Augusto, jornalista e consultora de Media Training da empresa Foco na Mídia, salienta que a comunicação por meio das redes sociais não é mais um diferencial, mas uma obrigação para quem quer estar sempre na mente do seu cliente.
“Se fazer presente diariamente, de segunda a segunda, é fundamental para seu sucesso. Inclusive para quem possui produtos e serviços físicos. Na verdade, trabalhamos conceitos como autoridade, credibilidade, aumentamos a visibilidade. Quando sua reputação digital estiver impecável, os resultados são sentidos no universo offline”, salienta.
A presença digital de empreendedores e empresários, principalmente, costuma ser por meio de fotos e artes. O diferencial, segundo a jornalista, é o uso de vídeos. “Quando utilizamos esse recurso, os seus seguidores tendem a se conectar com você. Muitos têm medo de enfrentar as câmeras. Para quem está nessa situação, minha dica é preparar um bom roteiro, comer uma maçã, escolher data e locais tranquilos para gravar e. colocar em prática”, complementa.
Por último, mas não menos importante, vem a análise da aparência e do vestuário para a mulher que deseja se sobressair no mundo dos negócios ou alavancar a carreira.
De acordo com a consultora de imagem Fernanda Barroso, as escolhas que a mulher faz de suas roupas repercute diretamente na maneira de se comportar e no que ela deseja atrair para si e seu empreendimento.
“Reflita a respeito de qual mensagem você transmite com a sua aparência e se pergunte se ela mostra as suas qualidades. Se a imagem está sempre aquém do nosso potencial, a vida e oportunidades serão igualmente pequenas. Quer ser gerente ou uma empresária bem-sucedida? Vista-se como uma.”