

Tal como o Dia da Mães ou dos Pais, os avós também têm uma data dedicada só para eles. Para quem não sabe, o 26 de julho é o dia escolhido para celebrarmos aqueles que nos amam em dobro e estão sempre prontos a cuidar e ensinar. Mas não só de paparicar os netinhos vivem os avós da atualidade. A terceira idade se transformou em um momento de se reinventar e ir em busca de mais qualidade de vida para algumas pessoas.
Infelizmente grande parte dos idosos não compartilha desta nova realidade e tampouco se sente valorizada em nenhum dia do ano. Eles acreditam que os cabelos brancos e a idade avançada não são motivos para comemorações e entendem que envelhecer é sinônimo de inutilidade, morte e principalmente solidão.
“Nesta fase o idoso se depara com um período marcado por diversas situações delicadas como aposentadoria, doenças, baixas expectativas em relação ao futuro, perda do corpo jovem, ausência de autonomia na realização de tarefas e perda ou afastamento de pessoas queridas. O isolamento social faz estragos na mente e pode ser devastador, sendo uma das principais causas da depressão,” explica a psicóloga Maíra Mendes, da Onmental Espaço Terapêutico.
Ela salienta que a família ou uma rede de apoio é essencial para ajudar a pessoa idosa a se adaptar às mudanças e a encontrar novos papeis na sociedade. Sentir-se útil novamente pode ser a chave para melhora da autoestima, manter a mente ocupada e receptiva às coisas boas que a vida ainda tem a oferecer.
Alguns hábitos podem ajudar a evitar ou prevenir a solidão, segundo Maíra. Confira as dicas:
1 – Pratique exercícios físicos
Praticar atividade física combate o sedentarismo e pode render grandes benefícios como a melhora da oxigenação e o fluxo sanguíneo do cérebro. Também ativa os reflexos e ajuda a prevenir doenças que interferem na microcirculação cerebral e afetam a memória, como hipertensão e diabetes. Além disso, é uma excelente maneira de beneficiar as habilidades cognitivas nesta fase da vida e ajudar os idosos a manterem-se lúcidos, ativos e inseridos em um grupo social.
2 – Aprenda novas atividades
Para evitar o declínio cognitivo e manter o cérebro em dia, nada melhor do que enfrentar desafios. Tocar um instrumento, aprender idiomas, ler, fazer palavras cruzadas e jogos, navegar pela internet, dançar, entre outras atividades, espanta a solidão e protege a mente do Alzheimer.
3 – Cultive amizades
Ter amigos faz o idoso se sentir valorizado e querido por outras pessoas, que não os familiares. Mantém a mente ativa e estimula o indivíduo a sair de casa. Fazer cursos, trabalhos voluntarios, participar de encontros ou grupos voltados à terceira idade são exemplos de ações que ajudam a diminuir a solidão.
4 – Medite
A meditação melhora a consciência dos idosos sobre o processo de envelhecimento e sua prática é uma poderosa aliada para a saúde mental do indivíduo. Criar o hábito de meditar torna o idoso capaz de aceitar a vida como ela é, e ainda alcançar qualidade de vida, trabalhar a resiliência e atingir o bem-estar.
Sobre a Onmental Espaço Terapêutico
Formada por uma equipe multidisciplinar, a Onmental Espaço Terapêutico está situada em Manaus (AM). A clínica é engajada em compartilhar informações de qualidade e serviços abrangentes nas áreas do desenvolvimento humano e saúde plena, além de prestar serviços nas áreas de saúde à empresas, instituições educacionais e de saúde. Oferece também consultoria em desenvolvimento organizacional e de pessoas.
Hall da Notícia Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Camila Augusto
Tel: (13) 99120 8228