

A reportagem do Jornal da Tribuna 1ª edição, abordou a diferença de quem tem alergia a leite da vaca e de quem tem intolerância a lactose. Tatiana Pimentel além de passar algumas recomendações no vídeo abaixo, também dá algumas dicas de receitas e lembra quem tem alergia a proteína do leite de vaca deve estar atento a algumas recomendações.
Evite alimentos que aumentam a excreção de cálcio do nosso organismo, como: cafeína, refrigerante, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de açúcar e gorduras.
Veja algumas receitas:
CUBINHOS DE COUVE:
– Triturar 1 maço de couve (de preferência orgânica);
– 1 maço de agrião;
– 1 xícara de hortelã com água e congelar em cubos de gelo;
Para o suco: Adicionar 1 cubinho de couve no suco da preferência.
BOLO DE QUINUA COM BANANA
Ingredientes:
– 1/2 xícara de farinha de quinua;
– 1/2 xícara de flocos de quinua;
– 2 colheres de sopa de mel;
– 2 colheres de chá de fermento em pó;
– 2 bananas nanicas grandes e bem maduras;
– 2 ovos;
– 3 colheres de sopa de óleo.
Modo de preparo: Pré- aqueça o forno. Misture a farinha com os flocos. Separadamente misturar em uma tigela as bananas amassadas, os ovos, mel e óleo, depois acrescentar a farinha e os flocos. Colocar em forma untada e assar por 25 minutos.
PIZZA DE LIQUIDIFICADOR (TORTA)
Ingredientes:
– 3 ovos;
– 1 xícara (chá) de água;
– ½ xícara (chá) de óleo;
– 1 xícara (chá) de creme de arroz;
– 1 colher (sopa) de amido de milho (maisena);
– 1 colher (chá) de sal;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador. A massa fica bem líquida. Dividir para duas pizzas. Forma untada e polvilhada. O recheio ou cobertura deve ser colocado por cima da massa mole.
Sugestão: Colocar cobertura de molho de tomate, opções para “recheio”: atum, milho, rúcula, escarola, frango desfiado, berinjela, ervilha, ovo, tomate, azeitona, cebola e orégano. Assar em forno quente por 15 minutos.
Opção: colocar semente de gergelim, semente de girassol e quinua em flocos por cima antes de assar.
Lembre-se sempre de consultar um médico ou ainda uma nutricionista, pois quem tem alergia a proteína do leite de vaca deve estar sempre atento a alimentação.