

Para continuar crescendo e se manter firma no mercado, a Bandeirantes aposta em segurança dos produtos armazenados, perfeição no controle de estoque e rapidez na carga e descarga. Além de contar com armazéns nas regiões dos dois portos mais importantes do Brasil (Santos e Paranaguá) e fortes parcerias que permitem agilidade na distribuição da carga nos modais rodoviário, ferroviário e marítimo, a companhia, que tem uma longa trajetória, oferece em seus serviços uma logística que inclui a possibilidade de desenvolvimento de projetos individualizados, para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Com a opção de controlar o transporte por meio de rastreamento, permitindo o acompanhamento da carga durante o percurso completo até seu destino final, a Bandeirantes também faz avanços em toda a sua estrutura física, que recebeu investimentos em segurança, com moderno sistema de vídeo monitoramento.
A companhia, que possui armazéns com grande capacidade e estrutura moderna de equipamentos, possibilita que grande quantidade de cargas seja administradas.
Ao todo, 650 profissionais diretos e outras centenas de indiretos participam de toda a operação da Bandeirantes Logística Integrada, considerada uma das mais importantes do País.
O sucesso de seus serviços se deve não só a investimentos em mão de obra, armazéns e equipamentos, como também a uma trajetória de 79 anos de atividade.
Com unidades integradas, a companhia oferece uma cadeia completa de logística, de armazenagem ao transporte. Atuando como terminal marítimo e operadora logística em toda a cadeia de serviços com flexibilidade para desenvolver soluções de mercado, a empresa é, ainda, especializada em cargas fracionadas, cargas break-bulk, cargas gerais, cargas de projeto, transfer São Paulo e Campinas e door delivery, além do atendimento customizado.
Para garantir que o cliente está sendo bem atendido, a Bandeirantes acredita que a velocidade na informações e garantia dos prazos estabelecidos nas operações de importação, exportação, transfer, distribuição de cargas e transporte são pontos que devem ser valorizados e cumpridos em seus serviços.
Instalações
Em Santos, a companhia está posicionada nos armazéns 22 e 23, perto do terminal de passageiros, na região central do porto, uma área nobre, estratégica e de grande movimentação. Ali, a empresa oferece armazéns alfandegados e verticalizados para garantir a segurança das cargas dos clientes e para manter agilidade no tempo de carregamento, posicionamento e desova dos produtos. Na unidade de Cubatão, a bandeirantes conta com uma área de 75.000m², onde atua como pátio regulador, onde possui silos para estufagem de carga granel em contêineres e mão de obra especializada em consolidação de cargas, cargas de projeto e armazém geral. O galpão tem 42 metros de vão livre, além de 12 metros de pé direito.
Já, em São Paulo, o armazém geral da empresa possui 16.000m², com 6.500 posições pallet, mais 5.000 para carga horizontal e fora de padrão. Essa unidade PW possui licença para armazenagem de produtos farmacêuticos, químicos, alimentícios e climatizados, sendo aprovado pela Anvisa, Cetesb, Conselho Regional de Farmácia e de Química. A apenas quatro quilômetros do Porto de Paranaguá, a empresa também conta com uma unidade, que atua como armazém geral especializado em diversos tipo de carga. A companhia oferece os clientes um armazém geral de 25.000m2 com capacidade para 500 Teus. Além disso, possui um desvio ferroviário para 13 vagões. Ali, o trabalho se destaca com commodities em geral e cargas especializadas.
Estrategicamente localizada no Porto de Santos, a companhia oferece, também, em seus armazéns alfandegados e verticalizados, mais segurança e agilidade no tempo de carregamento, posicionamento e desova e, para atender a demanda dos clientes de exportação, contam com uma área total de 93.000m2 localizados em Santos, na região central e próximo ao porto, e em Cubatão na posição equidistante 25km das margens direta e esquerda do Porto de Santos. A Bandeirantes atua como pátio regulador, possui silos para estufagem de carga granel em contêineres, cargas de projeto e equipe especializada em consolidação e desconsolidação de cargas
Investimentos
Para inovar e acompanhar o aumento da demanda e exigência dos clientes, a Bandeirantes investiu pesado nessa reestruturação, que incluiu a mudança em sua diretoria, bem como em equipamentos e mão de obra.
Com previsão de uma safra para este ano superior a 193 milhões de toneladas de grãos, a empresa se prepara para evitar problemas com o congestionamento nas estradas que dão acesso ao litoral paulista. O objetivo da companhia é desburocratizar esses serviços. A promessa da empresa é que o cliente, que precisa transportar carga fracionada, não tenha qualquer preocupação com os reflexos dos congestionamentos gerados pelas safras de commodities. Em vez de aborrecimentos, vai ter a certeza de que a mercadoria vai estar no lugar onde precisa e na hora exata acordada, praticamente sem custos adicionais. Para isso, a companhia quer facilitar o trabalho dos clientes de importação e exportação, levando os produtos para fora da Baixada Santista. Desde o ano passado já transporta as cargas fracionadas do porto para a capital e Grande ABC. Esse ano já ampliou para toda a Região Metropolitana de Campinas.
Trajetória
Com uma trajetória i8niciada em 1935, quando Érico de Abreu Sodré, um fazendeiro de Lins (SP) resolveu apostar na armazenagem de café na década de 30, criando a Companhia Bandeirantes de Armazéns Gerais em Marília (SP), a companhia, cinco anos depois, mostrou grande potencial de crescimento, seguindo a rota da exportação de café no Brasil. Desde então a organização passou a ser uma das principais companhias de classificação e ensacamento de café no País.
Com a baixa do café, o açúcar foi incluído nas atividades e aos poucos a diretoria apostou em novas ideias, rumos e estratégias. A partir de 1958, com o falecimento de Érico, a organização foi dirigida por seu genro Domingos Quirino Neto até 1995.
O sucessor, Érico Sodré Quirino Ferreira, assumiu então o comando da empresa. Com uma visão inovadora e empreendedora, deu novas dimensões no ramo de armazenagem, fidelizando seus clientes e somando parcerias, principalmente em Santos (SP).
Em 2000 foi levantada a margem dos armazéns XXI e XXII do cais santista a Instalação Portuária Alfandegada (IPA), sendo o maior complexo de armazenagem de contêineres e cargas da Bandeirantes até hoje, com a finalidade de receber e armazenar milhares de toneladas de produtos.
Com o crescimento da área de Logística e transportes no país, em 2005 a Companhia criou a Direx Logística Ltda, empresa do grupo que tem a finalidade de suprir todas as necessidades de transportes de contêineres para a Companhia.
Em 2007 foi construído mais um Centro de Distribuição, na cidade de Cubatão, próximo ao pólo industrial. A Bandeirantes também mantém unidades e sedes em Santos, São Paulo e Paranaguá. Seu principal produto era o fornecimento de área para armazenagem de cargas, contêineres, bagagens, produtos químicos; oferecendo segurança aos produtos armazenados, perfeição no controle do estoque e rapidez na carga e descarga.