Diferenças entre Assessoria de Imprensa e Publicidade
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As duas profissões são bem diferentes. É sempre bom saber o que cada um faz para não ter dúvidas na hora de contratar o serviço que deseja – e acompanhar se o profissional está desempenhando bem o seu papel.
Veja algumas das principais diferenças:
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1. Espaço pago ou espontâneo
Assessoria de imprensa: o trabalho é obter exposição espontânea e gratuita para a marca.
Publicidade: a marca paga pelo espaço do anúncio e sabe exatamente quando – e se será – publicado. -
2. Controle criativo
Assessoria de imprensa: a imprensa decide como a informação será publicada e se usará ela. A mídia fica livre para escolher se cobre determinado evento ou se publica o material enviado.
Publicidade: o espaço pago permite que a marca tenha controle sobre o processo criativo e o que vai para o anúncio. -
3. Validade
Assessoria de imprensa: o comunicado deve ser enviado uma única vez. A exposição pode ocorrer em diversos veículos de comunicação, porém com um único envio por veículo.
Publicidade: uma vez que o espaço é pago, você pode executar o mesmo anúncio quantas vezes desejar e o orçamento permitir. -
4. Credibilidade entre os consumidores
Assessoria de imprensa: quando alguém lê um artigo de terceiros sobre a marca, eles estão vendo algo espontânea e em forma de notícia. Os consumidores confiam muito mais na opinião de terceiros do que em publicidade.
Publicidade: os consumidores sabem quando estão lendo uma publicidade sobre uma marca, produto ou serviço. Eles entendem que o espaço foi pago para apresentar a mensagem. -
5. Criatividade ou conteúdo
Assessoria de imprensa: na assessoria de imprensa é preciso ter um conteúdo capaz de gerar buzz para a notícia. Você exercita a criatividade, até certo ponto, na busca por novas notícias para a mídia e na forma que apresentará a marca.
Publicidade: na publicidade é possível exercer a criatividade no desenvolvimento de novas campanhas publicitárias e materiais. -
6. Contatos e relacionamento
Assessoria de imprensa: você interage com os meios de comunicação e desenvolve um relacionamento com eles. Seus contatos ultrapassam a agência.
Publicidade: nas agências de publicidade – com exceção dos gestores e mídia – os principais contatos são os colegas e clientes. -
7. Público-alvo
Assessoria de imprensa: você deve ter um ângulo e conteúdo para o interesse e publicação do material. Se o tiver, seu público-alvo será alcançado.
Publicidade: você decide onde publicar o anúncio sobre a marca. A publicidade permite segmentar o espaço que será preenchido. -
8. Disponibilidade
Assessoria de imprensa: na assessoria de imprensa você é muito visível para a mídia. Profissionais responsáveis pela comunicação da marca nem sempre são lembrados apenas para boas notícias. Talvez será necessário realizar a gestão de crise – sem hora para acontecer.
Publicidade: alguns profissionais do setor – com gestores – possuem contato direto com os clientes. Outros, como redatores e designers ficam de plano de fundo no relacionamento com as contas da agência. -
9. Eventos especiais
Assessoria de imprensa: se você está patrocinando um evento, será possível enviar um comunicado e os meios de comunicação podem buscar por você. Além de publicar informações sobre a marca ou cobrir o evento.
Publicidade: se a empresa patrocina o evento, sua assessoria de imprensa cuidará da sua presença na mídia. -
10. Estilo de escrita
Assessoria de imprensa: você pode – e deve – ser criativo sem esquecer que o comunicado deve informar. Todos os comunicados com mensagens comerciais escancaradas serão ignorados.
Publicidade: esteja livre para usar e abusar da criatividade. Mensagens comerciais são permitidas, mas sem a obrigação de presença. Lembre-se que as palavras devem motivar as pessoas. Fuja do comum!