

Muita gente ainda remete o trabalho de uma Assessoria de Imprensa ao método tradicional do exercício da profissão: criar releases e produzir material para a mídia convencional para ganhar destaque espontâneo, manter a reputação das empresas e gerar fontes de referências em suas áreas de atuação.
Como a internet alcançou o status 2.0, no qual o interlocutor passou de receptor para interagente da informação, o papel da Assessoria de Imprensa passou a ser ainda mais importante. Agora, além do trabalho constante para manter a reputação, com informação precisa e atualizada, é preciso dialogar com esse interlocutor nas diversas redes sociais, site ou blog da empresa. Na web, é fundamental ouvir o que os clientes têm a dizer e dar um retorno o mais rápido possível.
Só o release tradicional já não é mais o meio de fazer a empresa aparecer. Na internet, o release se transformou em post e precisa ser escrito de forma adaptada para os vários canais onlines da empresa. Outro fator relevante na criação de um texto é o formato: ele precisa ser otimizado para os buscadores. É necessário pensar como os clientes e potenciais consumidores procuram pela sua empresa, por produtos ou serviços na internet. Otimizar a informação para que ela seja facilmente encontrada por quem realmente interessa para o seu negócio.
O mais interessante de todo o processo do trabalho feito por uma Assessoria de Imprensa Digital é a possibilidade de medir os resultados. A internet permite saber o que está dando certo e o que não funciona nos diversos canais disponíveis para uma empresa expor a sua marca