

Companhia Santista de Dança já confirmou a vaga para participar do maior evento do mundo no segmento. Bailarinos precisam de patrocinadores para realizar esse sonho.
Berlim, na Alemanha, é uma das metrópoles da dança na Europa. E o maior sonho de um bailarino é poder se apresentar nessa cidade, afinal, apenas os melhores do mundo tem esse privilégio. E não basta querer: é preciso merecer. Por isso, há seletivas em vários lugares do mundo. Apenas os melhores tem a oportunidade de receber um convite para subir ao palco mais disputado do planeta.
A Companhia Santista de Dança sempre teve o Festival Internacional Tanzolymp como meta. “Esse ano foi a nossa primeira vez na seletiva para esse festival. Antes, não tínhamos condições financeiras para participar. Nossa base, nosso celeiro de novos talentos é a Escola Livre de Dança. Ela reúne grandes estrelas, mas tem poucos recursos por ser uma opção de ensino gratuita, oferecida pela Secretaria de Cultura de Santos, a SECULT”, lembra a diretora e coreógrafa Patrícia Ricci. Apesar das dificuldades, o grupo resolveu fazer sua primeira tentativa.
A Companhia Santista de Dança tem o elenco de 38 bailarinos; 17 são bailarinos da Companhia Adulta, os outros 21 são da Companhia Juvenil.
Fazem parte das companhias alunos da Escola Livre de Dança-Secult, jovens selecionados por se destacarem nas aulas e que tenham um maior rendimento. “São jovens, porém talentosos”, afirma a diretora.
O sonho começou a se tornar realidade no Festival Internacional Passo de Arte, em Indaiatuba, no início de julho. Representando a cidade de Santos, as bailarinas do sapateado irlandês da Cia Juvenil da escola terminaram o evento em segundo lugar. Também com o sapateado, a Cia Adulta apresentou duas coreografias e terminou em primeiro lugar em suas categorias. E na modalidade Dança Contemporânea, com a coreografiaEntrementes, da coreografa Andressa Marques, conquistou o 2° lugar. Com isso, foram convidadas a realizar nova apresentação na Noite de Gala de premiação do festival.
Durante a competição, organizadores do Festival Tanzolymp entraram em contato com a diretora para fazer o convite para participar da seletiva, “Eles já conheciam o nosso trabalho e ficaram encantados com as apresentações das duas Cias. Fomos destaque no festival de Indaiatuba, que é um dos mais importantes do País. E foi a vitrine para o convite para a seletiva do festival alemão”.
Durante todo o ano, os 38 bailarinos se prepararam para representar bem nossa cidade. “A seletiva nacional foi em São Paulo. Ao todo, 182 coreografias participaram, entre avaliações solo, duos e conjuntos. A Cia Santista estava entre 13 conjuntos inscritos. Haviam apenas 7 vagas para Berlim e apenas 4 foram preenchidas. E nós ficamos entre elas. Foi uma surpresa”, garante Patrícia. “Nossa emoção foi indescritível. Tivemos a sensação de não acreditar do que estava acontecendo. A felicidade ficou estampada no rosto de cada um de nós. Foi incrível!”
Entre os selecionados para o festival alemão, foram escolhidas algumas companhias para participar da noite especial de gala. E mais uma surpresa: os bailarinos de Santos estavam entre eles. “Fomos com a coreografia Cristais, da coreógrafa Melissa Ricci, na categoria “Dança a Caráter”, que é o folclore. E fizemos bonito”, lembra.
Antes de encerrar o evento, mais uma surpresa. A Companhia Santista ganhou um prêmio extra: a isenção total das taxas de inscrição do festival alemão. “Só com esse prêmio, deixaremos de gastar R$5000,00 para garantir a ida de nossos bailarinos. Isso é muito para a nossa realidade! Uma grande ajuda! Seriam gastos R$250 por cada inscrição, e somos em 20. Porém, ainda temos que conseguir patrocinadores para cobrir as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação.”
O Festival Internacional Tanzolymp, em Berlim, na Alemanha, será realizado entre 18 e 22 de fevereiro do ano que vem. “Nós não estaremos apenas representando a cidade de Santos. Estaremos representando o Brasil no maior festival do mundo. Isso é um grande orgulho! Agora, precisamos de empresas que acreditem na causa. Que tenham orgulho de nosso talento ser reconhecido internacionalmente. Que nos permitam realizar esse sonho e levar o nome do nosso País para todo o mundo”, finaliza.
Os interessados em apoiar a companhia devem entrar em contato com o Presidente da Associação In Phoccus, Vinícius Ricci pelo (13) 99713-0413 /escola.eld@hotmail.com
A Escola Livre de Dança conta com os seguintes patrocinadores: Bandeirantes Logística Integrada, T-Grão Cargo Terminal de Graneis SA, Miramar Shopping, TecnoTextil, Internacional Cabos de Aço, Adesive Propaganda, Lucia Caliman, Ana Camparini fotografia. Apoio: Secretaria de Cultura (SECULT) da Prefeitura Municipal de Santos.