O ano de 2015 já está perto do fim. É nessa época que se faz uma revisão mental de tudo o que foi vivido e se começa a fazer planos. Como se destacar nesse novo ano que se inicia? A dica, segundo a coach Vera Roque, é utilizar algumas técnicas para entender qual é o melhor caminho e agir para atingir esse objetivo.
O coaching promove o desenvolvimento e a potencialização das competências pessoais. Vera trabalha com o coaching intergral sistêmico. “O coaching é um processo de investigação e reflexão conduzido pelo coachee que fará você sair de onde está para onde quer chegar. Vai potencializar aquilo que a pessoa tem em si, mas não está encontrando respostas”, explica.
São utlizadas ferramentas e técnicas que vão levar o seu coachee a potencializar aquilo que você tem de bom, tirar os fatores impeditivos e fazer com que aquela pessoa atinja seu objetivo seja ele qual for, pode chegar aonde quiser fazendo coaching.
Demos um exemplo simples para a coach: uma pessoa desempregada que tem como meta para 2016 abrir uma confecção e trabalhar com moda. “Através de algumas perguntas específicas o coachee vai buscar respostas nele mesmo e entender o que deve fazer. Precisa fazer um curso? Onde? Como vai trabalhar e se manter enquanto não atinge seu objetivo?”.
A especialista ressalta que esse método não é relacionado a psicologia e nem a pedagogia. “Não somos psicólogos nem médicos, quem descobre as respostas é a própria pessoa, nos apenas ajudamos neste encontro, que pode ser muito importante principalmente no atual momento do nosso país”.