

Aulas dinâmicas e divertidas, gasto calórico elevado, melhora da flexibilidade e do condicionamento físico são diferenciais importantes que ajudam a conquistar os praticantes. Lia Savaris Personal Studio registrou crescimento de 50% em 4 meses
Quem nunca ouviu falar em treinamento funcional? A modalidade se tornou popular em todo o Brasil há poucos meses. Isso porque os benefícios são muitos! Ele é um método mais dinâmico que os treinos convencionais. Mescla diversas capacidades físicas em poucos exercícios. Todo o corpo é trabalhado praticamente ao mesmo tempo, fortalecendo os músculos, o sistema cardiorrespiratório, o equilíbrio, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Além disso, os instrutores costumam inovar nos movimentos para abusar da criatividade e fugir da rotina.
O treinamento funcional é ideal para qualquer tipo de público. “As aulas são divertidas e isso ajuda na adaptação de qualquer perfil de aluno. Buscamos estimular os praticantes durante os exercícios com frases fortes, músicas contagiantes… Tudo é permitido desde que ajude as praticantes a dar o seu melhor durante a aula”, conta a educadora física Lia Savaris.
Para que o treino seja funcional, é preciso que ele leve em consideração as atividades normais de uma pessoa. Esse é o diferencial: as aulas muitas vezes reproduzem movimentos do dia-a-dia, como o agachar, empurrar, girar, pular, correr, subir escadas, entre vários outros. Porém, feitos de maneira potencializada, para resultados melhores. E é fundamental o acompanhamento ser feito por algum educador capacitado.
O fato de movimentar muitos músculos nos mais diversos exercícios, aumenta a frequência cardíaca e portanto acelera o metabolismo. Isso provoca uma maior queima de calorias e, como consequência, a perda de peso mais rápida. Além disso, o treinamento funcional melhora a postura, a flexibilidade, a coordenação motora, a força e a aptidão cardiovascular e muscular.
O gasto calórico do treinamento funcional é alto, e esse é mais um fator que estimula as mulheres a preferir a modalidade. “São elas as pessoas que mais se incomodam com o ponteiro da balança um pouco acima do ideal, as que querem resultados mais rápidos, as que desde já começaram a pensar no verão. E o importante é fazer exatamente isso: ter tempo para emagrecer com saúde. Dietas milagrosas e excesso de exercícios num curto espaço de tempo não são saudáveis”, explica Lia.
No Studio de Lia, as aulas são apenas para mulheres, chamadas de “focadas” porque fazem parte do projeto “Foca na Balança”. É possível também levar os filhos para a aula. “Crianças em casa não são um problema para minhas alunas. Temos monitores, espaço adequado para os pequenos e até projetos voltados especialmente para eles”, relata Lia.
Desde que abriu o estúdio, novas turmas são abertas semanalmente para atender a demanda do treinamento funcional. Lia registrou aumento de 50% em apenas 4 meses.
E, a cada dia que passa, Lia vem provando que “quando se tem um sonho e luta-se por ele, tudo é possível!”.