

Amazona de Cubatão terminou a competição em 4º lugar. Na classificação geral, a jovem atleta foi a melhor colocada entre todos os representantes do estado de São Paulo em sua categoria
Giovanna Lara de Freitas, a amazona cubatense de apenas 14 anos, terminou em 4º lugar sua participação no Campeonato Americano Mirim, Pré-junior, Junior e Sul Americano de Young Riders, que aconteceu de 7 a 12 de outubro, em Santiago (Chile). Foi também a única mulher no pódio da sua categoria. Além disso, terminou a prova como a melhor classificada entre todos os atletas paulistas da categoria Mirim, na prova que movimentou o Club de Equitación e Polo San Cristobal.
A única atleta da Baixada Santista na competição foi bem em todas as pistas que realizou. Não cometeu nenhuma falta. Fez ótimos tempos e, no desempate, subiu ao pódio numa competição dominada pelos brasileiros. Foi a 4ª melhor entre 46 concorrentes entre 12 e 14 anos. E com o tempo de 35,47s, com menos de 3 segundos de diferença do campeão André Moura, de Minas Gerais.
“Foi exatamente como planejamos. Estamos muito satisfeitas com o resultado. Ela foi a melhor classificada da Federação Paulista de Hipismo com apresentações belíssimas. Voltamos para a casa com a sensação de dever cumprido”, afirma Adriana Lara de Freitas, que acompanhou a filha Giovanna na competição.
A convocação
A convocação, feita pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), aconteceu devido aos ótimos resultados ao longo de 2014. A amazona conquistou sua vaga com o segundo melhor resultado (com mais 2 conjuntos empatados com o mesmo número de pontos) na participação de 3 etapas seletivas. Apenas os 10 melhores do País da categoria Mirim, a qual Giovanna pertence, formaram a equipe.
Giovanna é patrocinada pela Bandeirantes Logística Integrada e também conta com apoio da CCIC do Brasil, Semes Cubatão, Fitness& fashion e Colégio Liceu São Paulo.