

Um pacote de salgadinho de batata pode conter até 33% do valor total de gordura que deve ser ingerida diariamente por uma pessoa
Sorvete de massa, embutidos (como a salsicha, salame, linguiça, etc…), refrigerantes (incluindo os diet), doces tipo Donuts e também aqueles salgadinhos de pacote. Esses são alguns exemplos de alimentos muito consumidos, porém com baixo valor nutricional. “Muitas pessoas acostumam de maneira errada o seu paladar para aceitar produtos como esses, porém não sabem o mal que estão fazendo ao organismo”, alerta a nutricionista Angélica Croccia.
Para essas “tentações” serem produzidas, a industria alimentícia só leva em conta o sabor e acaba deixando de lado o valor nutricional. Além disso, em todos eles encontramos corantes, gordura e sal em excesso. “Quem está de dieta ou apenas quer manter hábitos alimentares saudáveis deve fugir desses alimentos, ou pelo menos evitá-los”, garante a especialista.
Para se ter uma ideia, um pacote de salgadinho de batata possui 33% do valor total de gordura que uma pessoa deve ingerir diariamente. Já um salgadinho de milho contém 17% da quantidade diária de sódio.
Entre os lanches, em apenas uma salsicha do cachorro quente está 20% do total diário de gorduras saturadas. “Não devemos ser radicais e abolir esses alimentos. Mas o ideal é comer apenas um entre todos esses que listamos, e no máximo uma vez por semana”, explica Angélica.
Com esse calor no litoral, é comum consumirmos maior quantidade de sorvete. O de massa, por exemplo, possui carboidratos de baixo valor nutricional e é rico em açúcar, que será absorvido rapidamente pelo organismo e ser transformado em gordura. “Uma dica nesse caso é trocar o sorvete de massa pelo sorvete de palito, com sabor de frutas, que possui menos calorias e gorduras”.
O problema do refrigerante é basicamente o mesmo: açúcar. Uma latinha de 350 ml leva para o nosso organismo 37 gramas de açúcar. Quem bebe uma lata por dia, consome no final do mês quase um quilo do produto. O refrigerante diet e light já não tem tanto esse problema, mas seu valor nutricional é praticamente nulo.
Outra bebida que parece inocente mas é uma verdadeira vilã é o suco industrializado que, dependendo do caso, pode conter até mais açucar que o refrigerante. Por isso a melhor escolha sempre são os sucos naturais, água de coco e água mineral.
Para quem não tem tempo de cozinhar de maneira correta, o ideal é fugir dos produtos industrializados e procurar opções leves e nutritivas. Em Santos, o delivery Maria Chicória entrega marmitas saudáveis, tem opções de pratos saborosos e na opção que qualquer pessoa desejar: vegetariano, vegano, sem glúten, sem lactose, sem gordura, etc… Além disso, a nutricionista responsável desenvolveu receitas doces saborosas e nutritivas, como mousses de morango e chocolate, bolos de banana, de cacau, além dos sucos naturais, chás e sucos detox, entre outras opções. “É fácil escolher e pedir por telefone, rápido para fazer a entrega, e ideal para o organismo. Tudo é feito da maneira mais saudável possível. Afinal, comer é um prazer e deve ser respeitado. Mesmo quando comemos pratos que fazem muito bem para a saúde”, finaliza Angélica.