

Solução jamais foi colocada em prática até que a Bandeirantes assumisse o papel de pioneira. Essa é a nova Bandeirantes Logística Integrada.
Em 2013 a Bandeirantes decidiu apostar no pioneirismo e oferecer uma solução que vários terminais já identificaram há anos ser necessária, mas ninguém havia tido a coragem de implantar. “Nós fomos os primeiros a levar o porto para São Paulo”, afirma Marcel Vilchez, o diretor comercial da empresa.
Desde o início desse projeto, em outubro do ano passado, tudo está sendo realizado com sucesso, além de taxa de aprovação de quase 100% dos clientes. É uma maneira de agilizar o processo de importação e exportação. E o melhor: sem mexer no bolso do cliente. Custo zero, em contras palavras. “A Bandeirantes precisava passar por isso porque a gente enxergou uma oportunidade para o futuro. Vamos fugir, nos contrapor às tarifas de armazenagem porque queremos ser diferentes.”.
Empresa se antecipa aos problemas da ampliação do Porto de Santos
O Porto de Santos, o maior do Brasil, é responsável por pelo menos 17% da balança comercial do País. E o que isso quer dizer? Que passam por ele cerca de 70% de tudo que entra e sai do Brasil. Os outros 30% são portos menores e aeroportos.
A cada ano a movimentação no cais santista aumenta. Só no último ano, a marca ultrapassou os 75 milhões de toneladas. Oito milhões a mais que em 2012.
Com isso, as taxas para exportação e importação também costumam aumentar. Os transtornos no sistema de transporte terrestre também, além de inúmeros outros imprevistos. Tudo isso faz o custo do micro e pequeno importador subir. É justamente aí que a Bandeirantes entra com uma prestação de serviço diferenciada.
“Somos favorecidos por nossa estrutura, temos condições de customização dos processos, de oferecer o que ninguém no porto consegue e, num mercado tão competitivo, isso já faz toda a diferença.”, garante. Sem falar da tranquilidade do transporte, seja ele na margem direita do cais, na cidade de Guarujá, Santos ou São Paulo.
Com esse projeto, em um único caminhão são transportadas mercadorias de diversos clientes, reduzindo assim o número de veículos nas rodovias, diminuindo a emissão de gás carbônico e otimizando tempo de chegada ao terminal ou ao depósito. De acordo com o diretor comercial, a nova equipe trouxe a Bandeirantes “de volta ao pioneirismo de outra época, porém pensando em crescimento sustentável, com estratégias muito bem definidas de curto, médio e longo prazo”.
Na maior capital do país, a mercadoria terá segurança total ao ser mantida em um armazém com mais de 18 mil metros quadrados, quase totalmente coberto, próprio, com licenças de todos os órgãos responsáveis – portanto, possibilitando a chegada de qualquer tipo de carga, de tecnologia aos artigos de alimentação. A carga ficará à disposição do cliente em uma localização privilegiada, facilitando a retirada dos produtos e o transporte ao seu destino final, seja ele na capital ou no interior. O depósito da Bandeirantes fica na Moóca, rota privilegiada para as principais rodovias do interior paulista e das mais importantes avenidas paulistanas.
Solução para os congestionamentos e suas consequências
Ano passado foram registrados mais de cinco grandes congestionamentos que chegaram ao planalto. Mercadorias com prazo curto para deixar o cais ficaram emperradas. Isso gerou transtornos, atrasos, prejuízos ao cliente.
Além de evitar que as mercadorias fiquem paradas na estrada, implicando em custos extras, a Bandeirantes oferece desde outubro a facilidade de ter os contêineres levados direto para a capital (em 2014 o serviço ampliou para todo o interior do estado). Além de agregar um serviço oferecido por transportadoras, a Bandeirantes foi a primeira a apresentar ao mercado portuário a solução a custo zero para o cliente, ou seja, sem cobrança de frete. “Nossa operação virou referência e foi adotada em outras empresas. Com certeza temos a operação mais rápida e limpa do mercado, garantido os prazos acordados e com quase nenhuma burocracia. E já estamos com outras novidades pioneiras em andamento”, afirma Vilchez
São soluções imediatas para o futuro promissor do cais santista, já que a expectativa para 2014 é quase duplicar a movimentação conteinerizada. A companhia aposta em atendimento customizado agregado à velocidade na entrega das cargas fracionadas. “Temos toda estrutura própria, trabalhando no mesmo sentido e com o mesmo objetivo. Sou único no mercado com essa condição.”
Dessa forma a empresa alia a tradição de mercado – afinal, são quase 80 anos atendendo com excelência os clientes – à agilidade do futuro empreendedor. É exatamente isso que o Porto de Santos precisa. E o mercado procura.