

Apenas um dia por semana sem carne. Só um dia sem ingerir proteína animal. Essa campanha já existe há 5 anos em pelo menos 35 países. Já possui dezenas de personalidades declaradamente adeptas. E, recentemente, ganhou força aqui na Baixada Santista.
Quem é acostumado a ter carne de peixe, frango, boi, porco, etc. em todas as refeições, se pergunta: como substituir? A nutricionista Angélica Croccia explica: “São dezenas de opções. Para quem acredita que precisa de carne, pode optar pela carne de soja. Quem gosta de variar, precisa experimentar leguminosas como grãos e cereais, feijões, grão de bico, lentilha… Além da soja, verduras e legumes”.
Se você está preocupado com déficit nutricional na sua dieta, a nutricionista garante que todos podem ficar tranquilos. “Trocar a proteína animal por outro tipo de proteína é algo muito positivo. A variedade e a qualidade são fundamentais para o balanceamento da dieta. Assim se constrói um cardápio saudável e variado”.
Muitas redes de fast food, muitos restaurantes étnicos e principalmente especializados em comidas saudáveis, como o Maria Chicória delivery, possuem opções vegetarianas que, além de saudáveis, são deliciosas. “Dê uma chance ao seu paladar! Permita que ele conheça novos sabores, sem carne. Quem sabe ele gosta?”, questiona a nutricionista.
Mas, muita gente se questiona o porquê de entrar para essa campanha. Os motivos são muitos!! O cuidado com o meio ambiente é o maior deles. Aquecimento global, efeito estufa, escassez da água são problemas graves atuais. De acordo com a EDF (Environmental Defense Fund), se cada americano substituísse a carne por uma comida vegetariana em apenas uma refeição por semana, o meio ambiente seria beneficiado na mesma proporção de retirar 500.000 automóveis das ruas. No Brasil, essa proporção certamente seria bem maior.
Outro motivo são os animais. Um dia na semana sem carne salvaria milhões de animais que são criados somente para consumo e abatidos muitas vezes em condições inadequadas.
Mais um motivo importante é a nossa saúde. Reduzir o consumo de carne pode reduzir também os riscos de doenças cardíacas, alguns tipos de cânceres, infarto do miocárdio.