

Amazona de Cubatão garantiu o vice-campeonato por equipes e o bronze individual no último final de semana. Amazona lidera rankings da CBH e FPH
O Campeonato de Salto Nacional da Juventude, realizado no último final de semana, atingiu as expectativas da amazona Giovanna Lara de Freitas, de 14 anos. A jovem atleta deu um importante passo para participar novamente de um Campeonato Sul Americano de Hipismo em 2015.
Foram três dias de provas na competição que deu largara ao processo seletivo para a formação das equipes brasileiras que irão participar do mais importante campeonato do continente em novembro, na Argentina. Giovanna competiu na categoria Pré Junior, saltando 1,30m.
Ao todo, 37 conjuntos participaram do CSN. Giovanna realizou 3 pistas zeradas (sem faltas) tanto com o cavalo QH Samur quanto com a égua QH Evina, que saltou pela primeira vez em competições com a amazona de Cubatão. A ausência de faltas é um dos critérios para a convocação para o Sul Americano. Para garantir a vaga na competição, os conjuntos devem não somente ter bons resultados. É fundamental que zerem todas as pistas (ou seja, não cometam faltas) em pelo menos duas das quatro seletivas. Na primeira seletiva do ano, a amazona de Cubatão já conseguiu todas as pistas zeradas.
A ótima performance foi fundamental para a equipe paulista garantir a conquista do vice-campeonato ao lado dos cavaleiros Pedro Malucelli Egoroff, Filipe Baratella Risi e Lara Potechi Grigoletto. A equipe de Santa Catarina foi campeã e o bronze ficou com a equipe mista de Distrito Federal/Paraíba. A definição desse pódio saiu no sábado.
Já o domingo foi realizada a final individual. Giovanna Freitas conquistou o bronze montando o cavalo QH Samur. Já com a nova QH Evina, terminou a competição em 8º lugar, um desempenho além do esperado com a égua estreante.
Com esses resultados, Giovanna garantiu o primeiro lugar em sua categoria nos rankings da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Confederação Paulista da modalidade (CBH).
Os percursos das seletivas têm assinatura da course-designer internacional Lucia Faria Alegria de Simões, portanto, seguem padrão internacional e alto grau de dificuldade.
A categoria Pré Junior pela qual Giovanna salta desde o inicio deste ano, é umas das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo juntamente com Mirim, Junior e Young- Riders.
Para São Paulo ser mais uma vez classificada para o Sul Americano, os componentes da equipe precisam ter as três pistas zeradas em pelo menos duas das quatro etapas das seletivas. A mesma regra vale para as apresentações individuais.
Giovanna já representou o Brasil por três vezes – e subiu ao pódio em todas elas! Em 2012, conquistou o 3º lugar no Concurso Internacional Gran Derby World Cup Guaymaral em Bogotá na Colômbia. No ano seguinte, foi sexto lugar na Final FEI CHILDREN na Sociedade Hípica de Brasília. E em 2014, ficou em 4º lugar no FEI Americas Jumping Championships, o campeonato Sul Americano, em Santiago (Chile).
As próximas etapas da seletiva já tem datas definidas: CSN Copa JK, em Brasília (DF), entre 15 e 17 de maio; e o CSN de Curitiba (PR), de 26 a 28 de junho.
A atleta é patrocinada pela Bandeirantes Logística Integrada e recebe apoio da Prefeitura de Cubatão, CCIC do Brasil e Fitness&Fashion.